Arquivo do blog

Finalmente chegamos em GRENADA!!!!


Nossa previsao era de sairmo na terça dia 17 de fev de Los Testigos para Grenada, porem o vento parou, o mar estava liso e a previsao metereologica era de dois dias de tempo bom para subir as Antilhas que, normalmante tem vento contrario , de frente e forte, corrente muito forte e mar alto... logo os lobos del mar, comandante Bob e Bernard, resolveram que sairiamos nesta maravilhooosa segunda do dia 16 de fev!
Assim que tomamos o cafè, Bob falou no radio com Bernard e combinaram de sair a 1 ou 2h....
Ok!! Pensei eu, auxiliar de marinharia... vou fazer o almoço e assim que esiver tudo pronto, vamos!!!
Primeiro problema... de comunicaçao!!!
Estavam com tudo pronto e Bob perguntou se eu nao tinha entendido que saiamos AGORA!!! (isto era 11h)
Eu respondi que nao, que sairiamos a 1 ou as 2h da tarde...
Nao... Agora!!!
Soluçao, guarda o almoço, fecha tudo e vamos!!!
Problemas de comunicaçao...era entre uma e no maximo duas horas e eu entendi entre 13 ou 14h....
hummmmmmm
Proxima vez presto mais a atençao!!! ou , pergunto pelo horario da largada, especificamente assimmmmm!!
O Insouciance fez 13 h de motor rebocando rebocando o Maloya, que na saida apresentou uma oscilaçao entre alta e baixa rotaçao no motor...
13h de motor, pra quem adora velejar, sabe o inferno que è isso!!!
das 11 h da manha atè a meia noite...
Eu e o comandante dormiamos na sala, quando eu vejo ele levantar e ir no much baixar a rotaçao do motor do Insouciance!!! E, na mesma hora que fez, gritou pela mierda que havia feito!!!
Claro, o cabo que rebocava o Malloya afroxou e se foi rumo a elice e ao leme do Maloya, cortando em dois pedaços e , retornando para o motor do Insouciance!!!!
Eu perguntei subitamente, porque Bob havia feito quilo tao rapido?
Ele me responde que estava sonhando que o motor iria estourar e, de fato, ainda que dormindo, o que parecia è que nossa cabeça iria estourar...e, ainda meio dormindo, no sobressalto do sonho, pensou em aliviar o motor!!!
Mierda e meia... ficamos 6h velejando em torno do Maloya, os dois barcos, cuidando para que o vento ainda nao causasse uma colisao pois o Maloya estava sem leme!!
Foi a noite do horror!!!
Bob, agora bem acordado, consciente do prejuizo que havia causado, se sentindo muito mal com o fato, resolveu tirar a roupa e mergulhar subitamente, a meia noite, com mar revolto, na intençao de com um braço segurar o barco e com a outra mao cortar a corda enrrolada na elice...
E, o mais ilario da histori foi que ele pulou na agua e pedia pra eu segurar a lanterna focando a agua e eu bem sentada disse:
- nao vou!!!
- nao vou segurar lanterna alguma e, voce vai subir agora desse mar revolto ai....
Seria ilàrio se nao fosse real...
Eu ria e chamava pelo , Superman!!!
Vai segurar o barco de 16 toneladas com um braço, no escuro ,
ainda vai rapidinho achar a corda que se enrrolou toda na elice e acha que o plno è perfeito e, vai dar tudo certo!!!
Nisso ele se deu conta do absurdo e do risco todo e, subiu !!!
Ao subir, todo molhado, com frio, entrou pra dentro do motor , que è de centro e fica localizado em baixo da mesa de jantar, pra 6 lugares, da sala, isto è, fez uma senhora bagunça e ,
ai...enquanto ele tentava rodear o eixo dentro do motor, eu puxava uma ponta da corda no cockpit...
Assim foi que em meia hora tiramos a corda toda, de 10 em 10 centimetros ela vinha vindo...e, nos a deriva!!! uma beleza, tomba pra ca, tomba pra la...e bang, bang e o barco batendo a proa nas ondas!!!
Quando deu 6h da manha, amanheceu e ,os dois resolveram se falar pelo radio pra saber em qual way-point estava um e , o outro e , qual era a reflexao da noite de plantao???
Conclusao do obvio...porque nao tinhamos mais o que fazer , a nao ser, rebocar o Maloya, na vela , uma vez que ainda tinhamos corda na elice do motor do Insouciance...
Sendo assim, tomando floral e dormindo muiiito... fizemos mais 18h de vela rebocando o outro veleiro...
Rend cap da viagem: - 13h de motor, 6h velejando em torno do Maloya , durante a noite e, 18h de vela rebocando outro veleiro...
37h de Los Testigos a Grenada, isto è, para 90 milhas!!!!
Mas o aprendizado desse desafio, foi valioso...
Entendi, mais uma vez , que no mar nada è facil...e, que tecnicamente, nao precisa ser um supervelejador pra fazer uma travessia dessa, mas o que è fundamental è o equilibrio emocional e a sensatez para o enfrentamento desses momentos extremamente dificeis e, que passam a depender do humor do senhor vento ou da força da senhora corrente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário