Indagaçao Venezuelana...

Hoje pela manha, veio o segurança da Marina conversar comigo e, depois de algum tempo de conversa, ele vem com uma pergunta...

Madammmm, per favor una pergunta...
hoste por que ès brasilenha , io tengo la coragem de perguntar...
porque ha tanto frances por a ca?

Eu, a principio ri e pensei como eu iria explicar isto pra ele!
depois perguntei a ele :
O que voce acha de morar num lugar onde seu dinheiro vale seis vezes mais do que o que voce ganha?

Surpreso ele saltou para tras e me perguntou:
Como assim, madammmm???

Sim, aqui o dinheiro de cada frances desse dai , vale seis a sete vezes mais... e, vou te dizer mais... no ano passado vali oito vezes mais...

Madammmmm o que eles fazem pra acontecer isso???
a seniora precisa me ensinare...

eu rapidamente achei a estratègia pra ele!
e expus:
è simples, assim...
voce vai embora pra França e trabalha na Marina deste senior, em Port Camargue , que ele vai te pagar em euros,
ai, quando voce vier visitar sua famila... troca seu dinheiro, Euros, por seis vezes mais em Bolivares!!!

sera verdad madam???

Nao sei,
contam eles que Sim...

e a senhora acredita???

Sim,
atè que me prove em contrario...

mas io mesmo nao to acreditando madammmmmmmm...

faça isso... va com um deles pra trabalhar la na França...
voce vai ver como seu dinheiro cresce aqui na Venezuela!!!

Madammmmm mas a inflacion??

simmmmm

tem tambem...

mas aqui, nesta republica del guinho, a inflacion foi de 150% em 4 meses....

sim, eu sei
estivemos aqui ha 4 meses atras e, hoje quando fomos ao Mercado Central e, sentimos o quanto tudo subiu!
è real, a inflaçao foi terrivel , masss.... pra voces venezuelanos!!!

Pra eles otros, franceses aquiiiii, nao ha esta inflacion, tambiemmm isso madammm??

sim,
nao ha...

como madammmmm ???
fica tudo de ruimmmm pra nos otros venezuelanos??

è de rir mas è real!!!

è simples...
se o seu dinheiro vale seis vezes mais... que inflaçao que te alcança??

ele pensativo... desistiu e atè me deu razao dizendo:

a seniora tenne razao!!!
eu tengo que ir pra França ganhar todo este dinheiro deles...
gracias madammmmmm , muchas gracias pela explanacion...

e, na minha reflexao ficou clara,
a falta total de entendimento desse povo, do que se passa no mundo
aqui è o mindo deles, na Republica do Guinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário